O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA iniciou no dia 16 de novembro o funcionamento de sua inédita Unidade Coronariana (UCO), preparada para atender exclusivamente pacientes com problemas no coração. A unidade de terapia intensiva e com plantão de equipe de especialistas dentro da UTI Adulto do HC I começou a funcionar com apenas quatro leitos, mas após a pandemia do novo coronavírus irá ganhar uma ala independente, com 10 leitos.
Parte dos equipamentos, inclusive respiradores, adquiridos para a montagem dos leitos da UCO foi de recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Vinicius de Carvalho (REPUBLICANOS-SP).
A Unidade Coronariana é especializada no tratamento de pacientes adultos com problemas cardíacos que correm de médio a alto risco e que necessitam de cuidados intensivos, com monitoramento 24h, atendendo desde os que foram submetidos a cirurgias cardíacas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos em eletrofisiologia e cardiologia intervencionista (hemodinâmica). Recebe ainda, as emergências cardiológicas como infarto do miocárdio, pacientes com doenças cardíacas agudas ou descompensação aguda de cardiopatia crônica.
O médico responsável pela UCO/HCFAMEMA é o cardiologista Alexandre Rodrigues, chefe da disciplina de cardiologia da Famema, doutor em fisiopatologia e especialista em cardiologia, Ecodopplercardiografia Transtorácica, Transesofágica Adulto e Congênito.
A UCO faz parte da Unidade de Terapia Intensiva do HCFAMEMA. “Por causa da pandemia e da instalação da UTI COVID a nossa UCO completa precisou ser adiada. Por isso abrimos com apenas quatro leitos. Mas o objetivo é termos três alas de UTI Geral e uma ala de UCO com 10 leitos para atender o paciente coronariano de toda a região. Um grande avanço pois esta unidade oferece plantão de equipes de especialistas no coração”, declarou a coordenadora da UTI Adulto do HCFAMEMA, Profa. Dra. Silene El Fakhouri.