A Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA recebeu na tarde da segunda-feira, dia 30 de novembro, a visita técnica do Engenheiro Carlos Alberto Ferreira, da empresa Varian Medical Systems, uma das participantes do processo de execução do projeto do Plano de Expansão da Radioterapia do SUS (PER-SUS).
O PER-SUS tem como finalidade melhorar a prestação do serviço de radioterapia no SUS através da ampliação e criação de novos serviços em hospitais habilitados no SUS, visando a redução dos vazios assistenciais, atendendo as demandas regionais de assistência oncológica em consonância com os Estados e Municípios.
O HCFAMEMA foi incluído no PER-SUS, na modalidade de ampliação do serviço, contemplando recursos para a construção da nova casamata e novo equipamento do acelerador linear (o hospital já possui um equipamento). Segundo a superintendente do HCFAMEMA, Dra. Paloma Libanio, “já passamos a etapa de envio das documentações, o Termo de Compromisso já foi assinado e essa visita se apresenta como uma nova etapa para a concretização deste projeto”, declarou ela.
O acelerador linear são equipamentos utilizados em uma modalidade do tratamento de câncer, que é a radioterapia. É um aparelho que gera uma forma de radiação, através de corrente elétrica, e o aparelho direciona para a área que se deseja tratar. Essa radiação no tecido doente promove a destruição desse tecido. Basicamente, a radioterapia é isso: destruição de tecido por radiação, e o acelerador linear é o equipamento que produz essa radiação a partir da energia elétrica.