A equipe da UTI Neonatal (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Materno Infantil de Marília, coordenada pelo Departamento de Atenção à Saúde Materno Infantil (DASMI) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, realizou na quarta-feira, dia 18 de Novembro, uma ação em prol da campanha Novembro Roxo, que busca conscientizar e prevenir a população sobre os partos prematuros. Os familiares e bebês internados na unidade receberam uma homenagem especial durante o horário de visita.
A UTI Neonatal foi decorada com flores e luzes e um mural com as fotos, nomes e o significado dos nomes de cada bebê internado. Durante o horário de visita, os familiares foram surpreendidos também com os bebês fantasiados de super heróis. Cada familiar também recebeu de presente um cartão personalizado com os dados do nascimento do bebê, com a data, hora, peso, altura, significado do nome da criança e o nome dos pais.
O evento ainda contou com a colaboração da Diretoria Técnica, Núcleo de Enfermagem, equipe da Terapia Ocupacional, do Ateliê Juh Paglione, Foto Imagem Express e Gerência de Comunicação do HCFAMEMA.
Novembro é considerado o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade e o objetivo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros e como preveni-lo e informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade.
A campanha foi batizada de Novembro Roxo, porque roxo simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros, por serem capazes de transformar dor em força, fé e amor. A campanha ocorre neste período porque o Dia Mundial da Prematuridade acontece no dia 17.