A Gerência de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (GESMT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFAMEMA), em parceria com o SESMT/FAMAR e SESMT/FUMES, realizou durante o mês de setembro a substituição, recarga e manutenção de todos os extintores de incêndio existentes nas cinco unidades prediais do hospital, sendo elas: HC I (DASAC) , HC II (DASMI), HC III (DASAMB-HD), Hemocentro (DASHEMO) e NGA. A ação é anualmente realizada para se garantir a prevenção no combate de incêndio e a segurança de todos que transitam no complexo do HCFAMEMA.
A manutenção foi realizada pela equipe da GESMT e da empresa contratada pela instituição para fornecimento dos equipamentos. “A medida visa prevenir e garantir a segurança do prédio público e dos profissionais que trabalham e pacientes/acompanhantes que transitam nos prédios do complexo HCFAMEMA”, declarou André Luiz Barbosa, diretor do GESMT/ HCFAMEMA.
Segundo ele, a medida atende o cumprimento da norma 12.962 da ABNT e da Norma Regulamentadora 23 (NR-23), determinando a troca anual (ou a cada 12 meses) dos extintores com carga de água ou pó químico e de recarga a cada seis meses dos equipamentos de gás carbônico. A instituição também deve realizar, a cada cinco anos, o teste hidrostático nos cilindros, que é importante para avaliar a conservação do equipamento e o seu funcionamento sob pressão, evitando o risco de explosões. As medidas adotadas seguem as determinações do Corpo de Bombeiros.