O Laboratório de Imuno-Hematologia do Hemocentro de Marília, coordenado pelo Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia (DASHEMO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, recebeu novamente o Certificado de Referência 2019/2020 da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – ABHH. O documento emitido pelo Programa Avançado de Avaliação Externa de Qualidade em Imuno-hematologia comprova a qualidade dos exames laboratoriais de alta complexidade, com 100% de acerto. Desde 2007 que o Hemocentro mantém essa certificação avançada.
Segundo o laboratorista responsável e avaliador do Programa Nacional de Qualidade em Hemoterapia da Coordenação Nacional de Sangue e Hemoderivados – Ministério da Saúde, David S. Lopes Nevoa Junior, os laboratórios passam por diversos programas de qualidade, que buscam aferir a capacidade profissional e apontar a capacidade técnica da instituição. “Somos referência em Imuno-Hematologia a nível nacional, o que nos possibilita estar habilitado a serviços em hemoterapia restritos a hemocentros vinculados à Hemorrede no Nacional”, comentou ele.
Entre outros o laboratório é responsável, por exemplo, na identificação precisa do tipo de sangue coletado pelos doadores. “Identificamos os grupos e subgrupos sanguíneos para garantir que a transfusão ocorra adequadamente, para que não haja risco de rejeição por parte do paciente receptor”, explicou.
Outra característica desse laboratório é dar suporte técnico para a análise e identificação de portadores de sangue raro. “Em Marília, por exemplo, entre os doadores de sangue identificamos cerca de 30 casos de sangue raro. Assim o Hemocentro de Marília também é uma das referencias nacionais na captação, quando surgem casos raros que exigem transfusão de sangue”, explicou.