O Laboratório de Controle da Qualidade de Hemocomponentes do Hemocentro recebeu novo Certificado de Proficiência no dia 24 de setembro, conferido pela Coordenadoria-Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH/DAET/MS) do Ministério da Saúde.
O Laboratório participou com êxito do ciclo de avaliações do Programa de Avaliação Externa da Qualidade em Serviços de Hemoterapia (AEQ). O Programa tem como objetivo contribuir para a garantia da qualidade dos testes sorológicos, imunohematológicos, teste do ácido nucleico (NAT) e controle de qualidade de hemocomponentes nos Serviços de Hemoterapia, para o aumento da segurança transfusional.
Segundo Andrea Furlanetto, responsável pelo Laboratório de Controle da Qualidade de Hemocomponentes, os testes visam garantir a qualidade dos produtos finais obtidos no processamento de fracionamento do sangue total coletado.
“Ao participar de programas de Ensaios de Proficiência externa (controle externo da qualidade), isso nos traz a segurança de uma ferramenta eficaz para determinação do desempenho analítico do laboratório, pois servem também para identificar falhas e possibilitar a tomada de ações corretivas ou preventivas. É um elemento fundamental para a garantia da qualidade do laboratório, assegurando a comparabilidade dos resultados com outros laboratórios, o que permite avaliar o seu desempenho em longo prazo”, declarou ela.