Desde o início das atividades do Laboratório Covid-19 do HCFAMEMA (de 17 de agosto até 06 de outubro) foram realizados 326 exames de RT-PCR para detecção do vírus Sars Cov-2 (Covid-19). Atualmente, o HCFAMEMA atende a demanda interna do Hospital.
O Responsável Técnico pelo Laboratório de RT-PCR para detecção do SarsCov-2 do HCFAMEMA, Prof. Dr. Spencer Luiz Marques Payão, informa que a implantação do Laboratório do HCFAMEMA trouxe uma resposta rápida, oferecendo 100% dos resultados num prazo de 24 a 48 horas a partir da coleta de material de Swab oro ou naso faríngeo de pacientes sintomáticos (conforme prescrito pela Organização Mundial da Saúde – OMS).
“Dessa forma, essa agilidade representa um determinante tanto na conduta terapêutica, como principalmente no isolamento dos pacientes das enfermarias e principalmente UTIs da rede de hospitais ligados ao HCFAMEMA”, disse ele.
Recentemente, o laboratório buscou ampliar os exames também para hospitais da cidade de Marília, mas a Secretaria de Saúde do Município declinou devido a disponibilidade já existente do exame por outros laboratórios.
O diferencial desse laboratório, reconhecido e credenciado à rede de laboratórios do Estado de São Paulo, não se concentra apenas no aspecto quantitativo, mas principalmente no qualitativo. “Esse é o seu diferencial. Nesse sentido, não atua somente na realização de exames e emissão dos laudos, mas principalmente na discussão dos casos/resultados por meio de equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, administradores, diretores dentre outros profissionais do HCFAMEMA), sendo que parte, compreende a Sala de situação do HCFAMEMA, formada e em plena atuação desde o início da pandemia em fevereiro de 2020 e atuante até o momento”, explicou o responsável técnico.
Dessa forma, o Laboratório de RT-PCR e a Superintendência do HCFAMEMA visam produzir os melhores resultados com ações de excelência proporcionando sempre a melhor qualidade assistencial a todos os pacientes nesse momento difícil pelo qual passamos.