A Coordenação Geral de Informações e Análises Epidemiológicas (CGIAE) do Ministério da Saúde (MS) realizou na quinta-feira, dia 16 de setembro, uma webconferência com todos os Serviços de Verificação de Óbito (SVO) credenciados no Brasil.
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA participou representado pelos médicos patologistas, um técnico de necropsia, uma enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, um secretário e assessoria do Departamento de Atenção à Saúde de Apoio, Diagnóstico e Terapêutica (DASADT).
A reunião online apresentou o Projeto de Ampliação e Fortalecimento da Rede de Serviços de Verificação de Óbito, que prevê a implantação de 25 novos serviços em vários Estados brasileiros.
O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) é o responsável por determinar a causa do óbito, nos casos de morte natural, sem suspeita de violência, com ou sem assistência médica, sem esclarecimento diagnóstico e, principalmente aqueles por efeito de investigação epidemiológica.
O MS estuda a criação da Tabela SUS para o SVO, o que permitirá o registro de faturamento, bem como um instrumento de gestão para monitoramento dos serviços.
O serviço é de grande importância para a sociedade, uma vez que pode colocar em evidência os possíveis riscos à saúde que estão em emergência, tanto os já conhecidos quanto os que não são comuns, ou ainda casos de uma doença nova em um determinado local.
O seu objetivo é constatar o esclarecimento da causa da morte para aperfeiçoar a qualidade da informação sobre mortalidade, colaborando assim no conhecimento do perfil epidemiológico de notificação compulsória e no aprimoramento da construção e implantação de políticas públicas de saúde.
Para o SVO do HCFAMEMA o evento contribuiu para esclarecimento da sua classificação, uma vez que esta é definida de acordo com a abrangência do serviço e impacta no recurso financeiro para manutenção do convênio.