O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília inaugurou na manhã de sexta-feira, dia 14 de agosto, por meio de uma cerimônia oficial por web conferência o Laboratório de Realização de Diagnóstico da COVID-19 por RT-PCR, iniciando as análises de pacientes internados na Instituição. O hospital foi habilitado a realizar os exames na sexta-feira, dia 7 de agosto pelo Instituto Adolfo Lutz.
Para a realização dos testes de verificação da presença do vírus SARS Cov-2 o Hospital das Clínicas precisou criar um novo laboratório, com sala própria, equipamentos e insumos específicos para extração do RNA Viral, localizado no prédio do Departamento de Atenção à Saúde de Alta Complexidade (DASAC) do HCFAMEMA, o HC I. Para a detecção do vírus foi necessário ampliar o Laboratório de Biologia Molecular do Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia, bem como receber novos equipamentos e insumos, localizado no prédio do Hemocentro.
Para esse investimento o HCFAMEMA utilizou recursos financeiros doados por três instituições parceiras. Foram utilizados em torno de R$ 100 mil recursos doados pela Entrevias Concessionária de Rodovia, 2ª Vara Criminal de Marília e ONG Projeto Semear.
A técnica de RT-PCR é considerada o padrão ouro mundial para detecção do vírus da COVID-19. A detecção do vírus é feita através da retirada de amostras de Swab (secreções da orofaringe ou nasofaringe) colhidas de pacientes entre o terceiro ao décimo dia do início dos sintomas respiratórios. Esse procedimento já era de conhecimento técnico da FAMEMA e do HCFAMEMA por causa de recursos financeiros da FAPESP para pesquisa e aquisição de equipamentos laboratoriais.