A Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA realizou um feito histórico dia 08 de julho, quarta feira, na Santa Casa de Ourinhos.
Após os familiares de um jovem de 28 anos autorizarem a doação de órgãos e nenhuma equipe do estado possuir logística para a retirada do fígado, a OPO/HCFAMEMA e a Central Estadual de Transplantes viabilizaram a captação com equipe institucional pra garantir a utilização do órgão.
Foram doados coração, fígado e rins. A equipe do INCOR, transportada pela Força Aérea Brasileira, realizou a captação de coração e Dr. Francisco Sergi, do HCFAMEMA, realizou captação de fígado e rins. Todos os órgãos foram transplantados e os receptores estão se recuperando bem.
Com a vinda para o HC, o Dr. Francisco Sergi, especialista em cirurgia do aparelho digestivo e membro titular da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, com bastante experiência em captações e transplantes, conseguiu fazer a primeira captação de fígado com equipe própria do HCFAMEMA. Até então a OPO contava apenas com equipe de extração renal.
Este é um feito de muita relevância por permitir agilidade no processo de doação e transplante, melhoria da qualidade dos órgãos transplantados e diminuição do tempo de espera da liberação do corpo pelos familiares.
“É um momento de realização pois vemos que a ideia de transformar Marília em um centro transplantador de fígado e pâncreas num futuro próximo começa a ganhar forma” diz o Dr. Francisco Sergi.
A Superintendente do HCFAMEMA, Dra. Paloma Libanio, também comemora o sucesso dos procedimentos e agradece, principalmente, a confiança e a compreensão dos familiares do jovem doador em ajudar o próximo que precisa de um transplante para retomar sua vida. “Sabemos da tristeza que é perder um ente querido, sabemos da dificuldade em tomar decisões neste momento de dor e de perda, e é com muita estima e carinho que agradecemos a todos os familiares do doador pela decisão em ajudar a salvar vidas”, declarou.