O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, sendo uma das maiores instituições públicas de todo o Estado de São Paulo, com funcionamento ininterrupto, aproximadamente de 2 mil funcionários, presta atendimento para cerca de 1 milhão de pacientes por ano. Seu enorme tamanho e diversidade, com centenas de salas, leitos de variadas complexidades, equipamentos com diversificados níveis tecnológicos e presente em cinco endereços exige uma organização e logística diferenciada de manutenção para conservar tudo em atividade.
Responsável pelo funcionamento contínuo de toda estrutura, o Núcleo de Manutenção Predial, Hidráulica e Elétrica Preventiva e Corretiva, vinculado ao Departamento de Infraestrutura e Logística (DIL) do HCFAMEMA, emprega 50 profissionais especializados em diversas áreas, entre eles engenheiros, técnicos e outros de mão-de-obra qualificada, trabalhando em ritmo e escala industriais para manter tudo em ordem 24 horas por dia.
O HCFAMEMA registra uma média mensal de 180 serviços, entre eles são reparos, reformas, consertos ou manutenções preventivas. São em torno de seis ações diárias necessárias para evitar que a instituição interrompa ou suspenda temporariamente alguma atividade, atendimento ou assistência à população.
Serviços como de manutenção elétrica, hidráulica, construção civil, gases, geradores e mudanças em geral são atendidos pelo Núcleo. Entre todas as ações elencadas, destacamos a recuperação de mobiliário, que neste ano vem renovando móveis e ambientes de trabalho em todos os Departamentos.