A Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE-SP) realiza no dia 1º de maio, a primeira edição do “Congresso Online de Medicina de Emergência Contra o Covid-19”, realizado pela Regional São Paulo. Durante todo o dia, a partir das 8h, diversos profissionais apresentarão seus painéis em ambiente totalmente virtual. A participação é gratuita e voltada para todos os profissionais da saúde que se interessam pelo assunto. Até o dia 28 de abril o evento já contava com 30 mil profissionais da saúde inscritos.
Em pauta, temas como adequação de recursos, estratégias de oxigenação e ventilação, equipamentos de proteção individual, ultrassonografia Point-of-care, telemedicina, saúde mental do profissional de saúde, experiências internacionais, entre outros assuntos.
O médico emergencista do HCFAMEMA, Dr. Renato Tambelli, é um dos convidados do evento. Ele vai falar sobre “O Papel da Ultrassonografia Point-Of-Care (POCUS) no Depto de Emergência em tempos de Covid19”.
Um dos organizadores e idealizadores deste primeiro congresso on line é um ex-aluno da FAMEMA, Hamilton Rocha Júnior, formado pela XLV Turma de Medicina. Atualmente ele é residente em Medicina de Emergência na Unicamp.
A mensagem da ABRAMEDE SP é a de que a COVID-19 é sem dúvidas a maior emergência que o mundo vivenciou desde a segunda guerra mundial!
“Essa doença atingiu o Brasil no início 2020 e desde então vem trazendo diversos questionamentos em todos os âmbitos da medicina, atingindo principalmente a linha de frente, o departamento de Emergência. Falamos em adequação de recursos, estratégias de oxigenação e ventilação, equipamentos de proteção individual, telemedicina, saúde mental do profissional de saúde, entre outros assuntos que geram polêmica em meio a pandemia. Neste contexto, equipes de todo o país vem se movimentando, criando protocolos, canais de ajuda, recomendações, estudos e revisões. No entanto, o enfrentamento do COVID-19 requer estratégia, e para isso acreditamos ser fundamental o mindset do emergencista na organização do cuidado. Por isso, desenvolvemos este congresso online, como uma medida de saúde pública, visando munirmos o maior número possível de profissionais de saúde das melhores evidências, em todas as facetas do combate ao COVID-19! Esperamos que todos consigam aproveitar ao máximo para atingirmos uma melhoria na assistência das vítimas a nível nacional e internacional! Venha compartilhar conosco suas dúvidas e experiências. ”
Mais informações sobre os temas e palestrantes ou inscrição pelo site https://www.comecc.com.br.