A Organização de Procura de Órgãos (OPO) do HCFAMEMA realizou um Pedágio em Prol da Doação de Órgãos, no saguão de entrada do Departamento de Atenção à Saúde e Alta Complexidade. Ocorrido no dia 26, a ação faz parte da campanha Setembro Verde. O público-alvo foram colaboradores, pacientes e acompanhantes que passavam pelo saguão.
Após responder uma pergunta elaborada pela OPO, o participante ganhava um laço verde, um brinde e uma planta Érica, simbolizando que através da doação de órgãos é possível ramificar a vida do doador em várias outras vidas. As mudas foram obtidas por doação da Secretaria da Saúde de Marília.
Isso porque uma pessoa doadora pode salvar até oito pessoas que aguardam na fila de transplante de órgãos, levando esperança para pacientes e familiares, além de novas oportunidades de vida.
Para ser um doador de órgãos é necessário deixar claro esse desejo para sua família. No Brasil, somente familiares podem autorizar a doação. A doação de órgãos não prejudica o velório do doador e é feita somente após o diagnóstico de morte encefálica, realizado com duas avaliações clínicas distintas.



