No dia 06 de junho de 2025, aconteceu a 1ª Roda de Conversa sobre Esclerose Múltipla, realizada pelo HCFAMEMA, Famema, Lucy Montoro e Associação dos Familiares, Amigos e Pessoas com Doenças Graves, Raras e Deficiências (AFAG). O objetivo foi o de promover um espaço de diálogo e acolhimento para pessoas com esclerose múltipla, estudantes e profissionais da saúde, contribuindo para a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e preciso da doença.
A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica, crônica e autoimune que afeta o sistema nervoso central – cérebro e medula espinhal. Nesse processo, o próprio sistema imune ataca a mielina, estrutura que protege os nervos, prejudicando a comunicação entre o cérebro e o corpo. Estima-se que 2,8 milhões de pessoas vivam com EM no mundo, sendo cerca de 40 mil no Brasil. A maioria dos diagnósticos ocorre entre os 20 e 40 anos, com predominância em mulheres.
O encontro, ainda, buscou compartilhar experiências, fortalecer redes de apoio e fomentar a troca de saberes entre os participantes.