O HCFAMEMA está habilitado para a realização de implantes cocleares bilaterais, incluindo procedimentos de manutenção, consertos e substituições. O Diário Oficial da União, do dia 31 de dezembro de 2018, publicou a Portaria nº 4.421, de 28 de dezembro, que habilita os estabelecimentos como Serviço de Atenção Especializada às Pessoas com Deficiência Auditiva, desabilita em procedimentos de Alta Complexidade em Implante Coclear e estabelece recurso do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde a ser disponibilizado ao Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar – MAC dos Estados e Municípios.
Entre os estabelecimentos relacionados na publicação encontra-se o HCFAMEMA, que passará a ser habilitado como Serviço de Atenção Especializada às Pessoas com Deficiência Auditiva.
A Instituição obteve o credenciamento do Ministério da Saúde para a realização de implante coclear pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em outubro de 2011, com possibilidade de realizar até dois procedimentos por mês.
“Éramos autorizados a realizar implantes unilaterais, agora podemos fazer bilaterais, ou seja, nos dois ouvidos. Com a alteração, também fomos autorizados a realizar procedimentos de manutenção nos implantes cocleares, como consertos e substituições. Um ganho enorme para a qualidade do atendimento dos pacientes que necessitam dos referidos tratamentos”, relatou a Dra. Paloma Aparecida Libanio Nunes, Superintendente do HCFAMEMA.