Nesta sexta-feira, dia 21 de dezembro, o clima de Natal chegou mais cedo com a presença do Papai Noel Inclusivo ao Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília (CRLM), unidade criada pela Famema (Faculdade de Medicina de Marília), em junho de 2014 e administrada pelo HCFAMEMA, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O evento organizado pelo Grupo de Humanização do Centro Lucy Montoro contou com a participação de pacientes atendidos na Unidade, seus familiares e funcionários. O Papai Noel Inclusivo, Wellington do Valle Diniz também recebe atendimento na Unidade. O Musical Per Noi animou a confraternização.
Diretores do HCFAMEMA e da Famema prestigiaram a confraternização. Compareceram no evento, a Dra. Paloma Libanio Nunes – Superintendente do HCFAMEMA, o Prof. Dr. Valdeir Fagundes de Queiroz – Diretor Geral da Famema, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Vinícius Camarinha, a Dra. Roberta de Cardozo Flores – Diretora Técnica do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília, o vereador Danilo Bigeschi e a Coordenadora do Núcleo de Apoio à Comunidade, Sônia Custódio.
O CRLM de Marília, integrante da Rede Lucy Montoro que possui 17 unidades no Estado, atende pacientes portadores de deficiência física com lesão medular, amputações e má formação dos membros superiores ou inferiores, dor crônica e incapacitante, lesão encefálica, AVE – acidente vascular encefálico, traumatismo craniano, paralisia cerebral e atraso do desenvolvimento neuropsicomotor. Pesquisas confirmam o índice de satisfação da Unidade de Marília em 98% nos indicadores de janeiro a junho de 2018.
O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília realiza em média 4 mil procedimentos por mês, com horários agendados através de equipe multiprofissional, dos 62 municípios integrantes do DRS-IX – Departamento Regional de Saúde. Desde o início das atividades em 2014, foram 142.835 atendimentos, com 2.999 OPM (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção) entregues.
Atualmente a Unidade possui 71 profissionais que atuam nas áreas multidisciplinares.
Papai Noel Inclusivo
WELLINGTON DO VALE DINIZ, 31 anos, serviço gerais, sofreu acidente em 21/03/2017, colidindo contra uma caçamba de entulhos, onde foi afetado por amputação transfemural à direita. Iniciou o programa de reabilitação em janeiro de 2018, está em processo de finalização de treino de marcha. Paciente relata que teve sua história de vida mudada no processo de reabilitação, foi convidado pela equipe de humanização e prontamente se voluntariou a ser Papai Noel nesse ano de 2018.