Hoje, 06 de maio de 2024, foram comemorados os nove anos de autarquia HCFAMEMA e 58 de uma trajetória com desafios e conquistas, e nada mais justo do que celebrar com uma festa para os colaboradores e amigos!
O hospital que hoje é referência para 62 municípios nasceu em 1957, com o objetivo de atender a crescente população de Marília. Em 1981, com a expansão educacional da Faculdade de Medicina de Marília, o Hospital das Clínicas passou a ser cenário de prática dos alunos dos cursos da faculdade.
Em maio de 2015, através da Lei Complementar nº 1.262, é criada a autarquia Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFAMEMA)! Com esse passo e, consequentemente, o início das atividades enquanto unidade gestora e executora com previsão orçamentária e financeira, o hospital se consolidou como instituição pública capaz de se modernizar e de captar recursos diversos, abrindo caminho para o crescimento, melhoria, renovação do parque tecnológico e ampliação do atendimento para uma população de aproximadamente 1,2 milhões de vidas, bem como cenário de Hospital de Ensino.
“É um desafio de fazer uma gestão com qualidade, que possa realmente dar acesso às pessoas em tudo que elas precisam em termo de saúde e em tempo oportuno. Acho que o mais difícil na saúde, principalmente na pública, são as pessoas chegarem a tempo de terem seu problema de saúde realmente resolvido. É um desafio de fazer uma gestão que realmente ofereça isso para a população”, comenta a Superintendente do HCFAMEMA, doutora Paloma Libanio.
A festa realizada em 2024, contou com a participação de colaboradores, amigos, convidados e pacientes. Várias surpresas aconteceram ao longo do evento, como o lançamento da paródia escrita por Andrea Tachibana, auxiliar de serviços gerais da higiene hospitalar, da música “Olha a explosão”.
“A música veio da importância da higienização no ambiente hospitalar, uma área que eu conheci quando comecei a trabalhar aqui e me apaixonei. É muito importante, para o funcionário, principalmente para o paciente e seu acompanhante, ela é o número um. Foram 20 dias para fazer dar certo. É uma forma de conscientização para todos!”, comenta Andrea.
Durante a celebração, teve pipoca, bolo, suco, frutas, massagem, música e diversão!
“Para mim é uma honra participar dos nove anos do HCFAMEMA, estou há quatro anos na instituição e é maravilhoso fazer parte de toda a equipe do HC. Eu sou muito feliz aqui”, completa Andrea.
“Eu fico emocionada quando me param na rua para agradecer pela gestão do hospital, mas acho que não é nada além da minha obrigação. Eu me propus, estudei para isso, é meu trabalho, meu serviço. Mas também tenho gratidão por tudo o que conquistamos juntos, funcionários e pacientes, e todos que se dedicaram a isso”, finaliza doutora Paloma.