O médico Emergencista Dr. Renato Tambelli e a Dra Paula Sylvana Martins da Silva, R1 da Residência de Medicina de Emergência, tiveram estudo publicado no Jornal Brasileiro de Medicina de Emergência.
Intitulado “Extended Focused Assessment Sonography in Dengue (E-FASD): protocolo de ultrassom point of care para avaliação de pacientes com dengue”, o artigo foi escrito por um grupo de médicos emergencistas de grandes centros do país (confira os nomes de todos abaixo).
Os pesquisadores criaram um protocolo de aquisição de imagens utilizando o ultrassom a beira-leito, que pode ser uma ferramenta valiosa na avaliação de pacientes com dengue com
complicações. Isso graças à alta sensibilidade do ultrassom para detectar acúmulos de líquidos em diferentes órgãos e cavidades, além de sua crescente disponibilidade e baixo custo.
O protocolo visa otimizar o atendimento ao paciente, fornecendo uma abordagem eficiente e direcionada para a avaliação e o monitoramento de complicações em casos suspeitos ou confirmados de dengue, particularmente em contextos de recursos limitados.
Parabenizamos todos os pesquisadores do estudo!
Estudo: “Extended Focused Assessment Sonography in Dengue (E-FASD): protocolo de ultrassom point of care para avaliação de pacientes com dengue”
Autores: Renato Augusto Tambelli (HCFAMEMA), Paula Sylvana Martins da Silva (HCFAMEMA), Daniel Ujakow Correa Schubert (Hospital Municipal Souza Aguiar – RJ), Vinicius Ortigosa Nogueira (UNIR), Patrícia Lopes Gaspar (Hospital Geral de Fortaleza), Khalil Feitosa de Oliveira (Hospital Geral de Fortaleza), Vitor Machado Benincá (Hospital Materno Infantil Santa Catarina), Julio Cesar Garcia Alencar (USP).