Na manhã desta segunda-feira (03/07), o HCFAMEMA realizou a abertura do Programa de Gestão 5S, no auditório do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília.
O Programa 5S de origem japonesa é uma metodologia baseada em cinco princípios que visam garantir a organização e limpeza sistemática das áreas de trabalho e a qualidade dos processos, revelando-se como uma poderosa alternativa para promover a conquista de melhores desempenhos e resultados corporativos muito mais eficazes através dos processos mais enxutos, simplificados e organizados.
O desenvolvimento da técnica ocorreu no Japão, no mesmo período e contexto que o Sistema Toyota de Produção, sendo ampliado posteriormente ao Ocidente na década de 1980.
No Brasil, o Programa 5S se desenvolveu nas organizações, pois existia uma necessidade de sobrevivência e competitividade aliada a busca de uma melhoria na qualidade de vida de seus colaboradores.
Seiri é o significado do senso de Utilização “separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário”.
Seiton é o significado do senso de Organização “identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente”.
Seiso é o significado do senso de Limpeza “manter os ambientes sempre limpos, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar”.
Seiketsu é o significado do senso de Padronização “manter o ambiente de trabalho sempre favorável à saúde e higiene, de forma padronizada”.
Shitsuke é o significado do senso da Autodisciplina “fazer dessas atitudes um habito, transformando o 5S num modo de vida”.
No HCFAMEMA, o Programa 5S tem como objetivo principal promover um ambiente institucional agradável e organizado, estabelecendo uma base sólida para a implementação de ferramentas e programas de qualidade mais robustos, voltados para a gestão da qualidade total.
03/07/2023