O HCFAMEMA participou no dia 24 de maio da Formação Presencial para a Rede de Proteção e Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, no Anfiteatro da Unimar, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, que contou com a palestra da Caroline Arcari, Mestra em Educação Sexual pela UNESP.
Os profissionais do HC Adulto e HC Materno Infantil foram empenhados nesta capacitação, como psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e representantes da Gerência de Educação em Saúde, Gerência Multiprofissional e Gerência do Programa “Diga Não” com eixo de atenção na violência contra criança e adolescente.
O Programa Diga Não do HCFAMEMA tem por objetivo estabelecer um conjunto de ações articuladas para o atendimento às vítimas e/ou suspeitas de violência na emergência, pelos profissionais de saúde, visando o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes, mulheres e idosos, de maneira integral, organizada e humanizada.
A palestrante destacou que o tema “ Protegendo Crianças e Adolescentes da Violência Sexual, é tarefa de todos nós” tratou dos diferentes tipos de violências; dos canais de denúncia como 100 a nível nacional, 181 a nível estadual e 190 da Polícia Militar; percentual de violência sexual atinge mais meninas que meninos, na faixa de 18% e 8%. Apresentou dados do Datafolha do ano de 2018, que cita que 72% dos casos de violência, não são denunciados as autoridades. O relatório do Disque 100 do ano de 2018 apontou que 40% do perfil dos autores dos crimes de violência sexual contra crianças, são praticados por pais e padrastos.
24/05/2023