Na sexta-feira (17/03), a Superintendente do HCFAMEMA, Paloma Libanio, reuniu com seus pares, vice-diretora da Faculdade de Medicina de Marília, Haydée Maria Moreira, Coordenador e Médico do Serviço de Radioterapia, Eduardo José Stefano, parceiros e ONGs solidárias às ações de combate ao câncer, onde ressaltou a importância da retomada do procedimento de braquiterapia aos Serviços da Unidade de Radioterapia e aos pacientes oncológicos.
A Portaria do Ministério da Saúde de n.º 140/2014 regimenta 06 (seis) tipos de habilitações do Componente da Atenção Especializada em Oncologia, dentre as quais o HCFAMEMA está entre as 09(nove) das 43 cidades do Estado de São Paulo, habilitado desde o ano de 2008 como Centro de Assistência Especializada em Oncologia (CACON), com subcategoria em Serviço de Oncologia Pediátrica.
Com a retomada do procedimento de braquiterapia na Unidade Radioterapia, os pacientes serão assistidos diretamente no HCFAMEMA. O procedimento de braquiterapia consiste em um tipo de “radioterapia interna” que tem como objetivo conformar a dose prescrita para o tamanho e forma do tumor, minimizando-a no tecido saudável adjacente.
“É com imensa satisfação que nós do HCFAMEMA retomamos esse procedimento de braquiterapia com a oferta de 10 vagas direcionadas ao tratamento de câncer ginecológico”, diz Superintendente.
17/03/2023