A musicoterapeuta do Grupo Ouça Vida Tatiane Costa Nunes Avelino relatou sua emoção em integrar ao Bloco da Saúde e da Alegria do HCFAMEMA. “…senti muitas vezes um nó na garganta, mas em especial foi no momento em que avistei gestantes sentadas ouvindo o coraçãozinho de seus bebês e, dali da porta começamos a cantar e uma delas se emocionou e a outra fechou os olhos como se sentisse cada nota.
Retornar ao corredor do Materno Infantil me fez retornar há um momento em que eu estive com a minha filha hospitalizada. A recíproca dos pacientes, a troca de olhares, o despertamento de emoções e o acolhimento ocorreram em todos os cantos que passamos. Foi muito gratificante ver o sorriso nos rostinhos das crianças internadas na UTI, dos pacientes da psiquiatria pedindo mais. Eu e o grupo Ouça Vida, estamos muito gratos pela recepção que nos foi dada e pela oportunidade conferida pela Comissão de Humanização, temos a certeza de que esse é o primeiro de muitos que faremos”.
O Bloco da Saúde e da Alegria também contou com a presença e participação da Superintendente do HCFAMEMA, Dra. Paloma Libanio, que agradeceu a todos os apoiadores e os colaboradores voluntários pela atitude de se doarem em dias de descanso, deixaram seus familiares, seu conforto, debaixo de chuva para trazer muita alegria, descontração e leveza aos pacientes, acompanhantes e colaboradores.
Na manhã da última segunda-feira (20), o HCFAMEMA por meio da Comissão de Humanização proporcionou momentos de descontração aos pacientes hospitalizados, acompanhantes e colaboradores. A ação foi idealizada por essa Comissão e contou com a participação do Grupo Musical Ouça Vida, do Grupo Super do Bem e de colaboradores voluntários, que se uniram e juntos percorreram os Hospitais das Clínicas (Adulto e Materno Infantil) fantasiados, tocando instrumentos e cantando marchinhas de Carnaval.
A Musicoterapia é uma prática integrativa que visa conectar pacientes com suas emoções e reduzir a ansiedade e o estresse da hospitalização, completa ainda o Diretor Técnico da Gerência Multiprofissional do HCFAMEMA, Jurandir Gelmi Júnior “… a música ajuda muito àqueles pacientes vitimados por acidente cerebral a se comunicarem e externarem seus anseios e sentimentos”.
20/02/2023