Os colaboradores com atuação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFAMEMA) já estão sendo beneficiados com uma vacinação capaz de produzir resposta imune contra as doenças causadas pela bactéria Neisseria Meningitidis do grupo C – uma das responsáveis pela meningite. A vacinação, aplicada em uma dose, estimula defesas de longa duração com memória imunológica do organismo. Os estudos de imunogenicidade, que trata da resposta de anticorpos produzida pelo estímulo da vacina, demonstram que as respostas surgem a partir de um mês da aplicação, com eficácia superior a 90% em todos os grupos etários. Trata-se da primeira vez que a vacina será disponibilizada aos colaboradores do hospital. Conforme cronograma da Equipe de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) do HCFAMEMA, as aplicações serão oferecidas de 19/09 a 07/10 em postos de aplicação que serão montados nos HC I e HC II, conforme o esquema ao lado. Além dos funcionários do HCFAMEMA, podem se vacinar alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Famema.
ADMINISTRAÇÃO E CUIDADOS
A via de administração da vacina é intramuscular. Pacientes com trombocitopenia ou qualquer outro problema de coagulação requerem cautela durante a aplicação de vacinas intramusculares, pois podem sofrer sangramentos. A vacina deve ser adiada no caso de doenças agudas febris moderadas ou graves. Resfriados ou quadros de menos gravidade não contra indicam a vacinação. Vale destacar que a vacina pode ser administrada às mulheres gestantes somente quando há risco aumentado da doença, como surtos ou antes de viagens a áreas com infecção. Rotineiramente, mulheres que estejam amamentando não devem ser vacinadas por considerar que a segurança do uso neste grupo não foi avaliada. No entanto, diante de situações emergenciais onde as possíveis vantagens superarem os riscos potenciais, ou seja, quando é maior o risco da doença, a vacina poderá ser administrada em lactantes.
INFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA MENINGOCÓCICA
A meningite é uma inflamação das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal). Pode ser causada por vírus e bactérias ou, de forma menos comum, por fungos, parasitas e medicamentos.
Período: 10/09/22 a 16/09/22